TOPO-115

EVENTO GRATUITO

7 de Abril de 2018 (Sábado)

EIXOS TEMÁTICOS

8h30 – Abertura oficial: Prof. Doutor Flávio Luís de Mello, Engenheiro da Computação, e Sebastião Souza, especialista em casal e família

9h – Palestra: A Inteligência Artificial e Psicologia: uma parceria eficaz para melhoria da qualidade dos resultados nas áreas de saúde, educação e humanas

Por Flávio Luís de Mello (DSc): graduado em Engenharia de Computação pelo Instituto Militar de Engenharia (1998), Mestre (2003) e Doutor (2006) em Engenharia de Sistemas e Computação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).  Atualmente é Professor Associado da Universidade Federal do Rio de Janeiro, colaborador da Universidade Estadual do Ceará (UECE), do Instituto Militar de Engenharia (IME), da Organização Europeia para a Pesquisa Nuclear (CERN) e do Centro de Defesa Cibernética (CDCibers). Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Teoria da Computação, atuando principalmente nos temas: inteligência artificial forte, tecnologia da informação, defesa cibernética, modelos de computação e inteligência de máquina.

9h40 – Debate: Terapia Sistêmica Breve: um algoritmo possível para modelar procedimentos terapêuticos, a partir de recursos computacionais.

Por Sebastião Alves de Souza: Psicólogo clínico; Psicodramatista; Terapeuta individual, de casal e família; membro da APTF; Professor e supervisor da Escola Vinculovida.

10h20 – Coffee break

10h40 – Diálogos interativos

11h10 – Debate: A influência da tecnologia na vida urbana

Por Geraldo José Calmon de Moura: graduado em Arquitetura e Urbanismo pela PUC – Campinas (1998), graduação em Ciências Sociais pela Universidade Estadual de Campinas (2002), Mestre em Geografia pela Universidade Estadual de Campinas (2005) e Doutor em Planejamento Urbano e Regional pela USP (2016), Professor de Urbanismo da Universidade Anhembi-Morumbi.

12h – Debate: A psicologia na interação com as máquinas artificiais: desumanização dos processos terapêuticos ou novos recursos profissionais da sociedade contemporânea

Por Margarete Carvalho Cavalcante: Psicóloga Clinica; Especialista em Terapia Cognitiva Comportamental – USP; Especialista em Transtornos Alimentares e Obesidade pelo AMBULIM –Ipq-HCFMUSP; Especialista em Terapia de Casal e Família na Abordagem Sistêmica (VinculoVida – 2018).

12h40 – Coffee break

13h10 – Debate: Família e Escola: uma parceria construtivista mediada por mão de obra humana e artificial

Por Rosangela Gomes Ferreira: Bacharel em Psicologia; Psicóloga clínica, especialista em educação Infantil, psicóloga do colégio Objetivo Junior; coordenadora voluntaria da Clinica da Família – Casa da Família; Especialista em Terapia de Casal e Família na Abordagem Sistêmica (VinculoVida – 2018).

13h20 – O uso prático de ferramentas tecnológicas (apresentação de cases)

14h Encerramento

FAÇA SUA INSCRIÇÃO – Clique aqui

Mesa Redonda – A inteligência artificial a serviço da psicologia: Mecanismos e Avanços