Código: MOD-12
Objetivo:
Fornecer subsídios teóricos e práticos para profissionais, estudantes e pessoas que trabalham ou queiram trabalhar para identificar e investigar a intersecção das duas disciplinas com o objetivo de otimizar e operacionalizar o tratamento de famílias, casais e indivíduos que desejam melhorar a saúde emocional/mental.
Público Alvo:
Profissionais, estudantes e pessoas que trabalham ou queiram trabalhar, utilizando as duas disciplinas como forma de melhorar a saúde emocional/mental de famílias, casais e indivíduos, nos diversos contextos relacionais: consultórios, escolas, comunidades, instituições públicas, privadas e religiosas.
Metodologia Sistêmica Breve:
- Integração de fundamentos teóricos e atividades práticas com uma forma de desenvolver competências individuais na busca de soluções para os conflitos familiares, conjugais e individuais
- Aprendizagem por meio de trocas de experiências significativas compartilhadas, de forma investigativa, desafiadora e colaborativa
- Aprendizagem baseada na solução de problemas
- Aulas presenciais e a distância fundamentadas em uma comunicação audiovisual eficaz
- Técnicas e ferramentas que privilegiam a reconstrução da memória afetiva dos alunos
- Exercícios vivenciais que contribuem para uma formação de memória de longo prazo
- Supervisão clínica
- Vídeos científicos
Conteúdo Programático:
1ª Parte
- Pensamento Sistêmico
- Teoria da Cibernética
- Teoria da Cognição de Santiago
- Método Sistêmico/Vincular
- Genograma Familiar, Genograma da Missão e Genograma Cruzado
- Linha do Tempo individual, conjugal e familiar
- Escala de indiferenciação da massa do “ego familiar”
- Padrões emocionais repetitivos (adaptativo, reativo e criativo)
- Métodos Dedutivo e Indutivo como ferramentas para a construção da Metodologia Sistêmica/Cibernética
- Fundamentos teóricos da Terapia Sistêmica Breve que embasam a construção do algoritmo como uma ferramenta para as orientações terapêuticas
- Sistemas inteligentes como uma forma de contribuição para tornar os atendimentos clínicos mais objetivos, breves e mais eficazes.
2ª Parte
- Inovações e disrupção
- Conceito de Inteligência Artificial, Aprendizado de Máquinas Baseados em Raciocínio
- Definição de Algoritmo
- Tese de Church-Turing, Teoremas da Incompletude e da Inconsistência
- O processo heurístico como complementar padronização de determinados comportamentos humanos
- Sistemas Inteligentes: recursos e ferramentas que contribuem para melhorar a qualidade dos serviços nas áreas saúde, educação e humanas
- O que é possível de ser programável e o que não nos comportamentos humanos
- A responsabilidade e a ética na padronizações dos comportamentos humanos
- A proposta de um modelo híbrido de trabalhar com comportamentos humanos a partir de paradigmas interdisciplinares como: Psicologia, Ciências da computação, Teologia, Pedagogia, administração, medicina, biologia, neurociências entre outras
- As carreiras profissionais e a competição com a Inteligência Artificial
- Quais os riscos das máquinas substituírem e escravizarem os seres humanos em algumas profissões? Mitos e crenças
- Softwares inteligentes que rastreiam nossos dados pessoais (Google, Facebook) como fazer para que isso não se torne uma armadilha para usa esses tipos de software)
- Aplicações e cases nas áreas de saúde, educação e humanas
Resultados:
Pretende-se que a integração dos fundamentos teóricos e práticos da terapia familiar possa contribuir para a melhoria da qualidade e a eficácia do trabalho terapêutico de famílias, casais e indivíduos.
Diferenciais:
Adesão de metodologias proativas
- Aprendizagem por meio de atividades, de forma investigativa , desafiadora e colaborativa
- Aprendizagem baseada na solução de problemas
- O professor como facilitador para selecionar as experiências significativas dos participantes, auxiliando e contribuindo para a resolução dos problemas propostos
- O aluno é o protagonista do seu processo de ensino-aprendizagem
- Corpo do docente altamente especializado com vasta experiência no atendimento clínico de famílias, casais e indivíduos
- Metodologia sistêmico-cibernética como uma ferramenta criativa e eficaz no trabalho de atendimento clínico de famílias, casais e indivíduos com auxilio da Inteligência Artificial
Data de Início: A abertura de cada módulo está relacionada à existência de um quórum mínimo de 8 pessoas.
Horário: 8h30 às 17h30 (mensais)
Carga Horária: 72 horas/aula (48 horas/aula presenciais e 24 horas/aula a distância)
Duração: 1 Módulo por semestre (6 encontros, sendo 1 por mês). Módulos independentes (não precisa cursá-los na sequência, mas pelos temas de seu interesse)
Local: Rua Loefgren nº 528 – Vila Clementino – Próximo do Metrô Santa Cruz – São Paulo/SP
Investimento: Consulte-nos sobre o valor do curso
Informações: Tel.: (11) 5084-4749 / Cel.: (11) 9 9276-1327 (WhatsApp) ou através do e-mail: sebastiao.souza@familiacomvida.com.br - sebastiao.souza@vinculovida.com.br.
Certificação: Certificado pela escola Família com Vida e Vinculovida.
Observação: Profissionais formados pela Escola Vinculovida terão desconto de 10%.