Máscaras servem para quase tudo. Atividades lúdicas, artísticas, religiosas, simbolismo e como acessório de sobrevivência e proteção.
Servem para disfarçar, ocultar, imitar, comemorar, sobreviver e até mesmo para se iludir.
São adereços usados desde o início da civilização humana para rituais festivos ou em guerra na luta contra os inimigos.
A máscara nas artes
A máscara como elemento cênico surgiu no teatro grego por volta do século V A.C. No teatro grego, as máscaras eram instrumento essencial no figurino dos atores. Como as mulheres não podiam participar das apresentações, as máscaras representavam personagens do sexo masculino e do sexo feminino.
A máscara nas festividades
As máscaras são usadas em bailes de carnaval ou bailes à fantasia. Um exemplo notável acontece no carnaval de Veneza surgido no século XI. Na época do carnaval os venezianos, de todas as classes sociais saiam vestidos com um casaco preto largo, uma capa preta de seda cobrindo os ombros e uma máscara branca no formato de um bico.
A máscara na pandemia
Nos tempos da pandemia pelo covid-19 as pessoas, do mundo todo, foram orientadas a usarem máscaras para evitar a contaminação. Muitas pessoas entendem o problema e utilizam as máscaras, mas também observamos que muitas outras ignoram a função do uso das máscaras como proteção e sobrevivência.
Será falta de conhecimento?
Banalização da própria vida e da vida de terceiros?
Será que no dia-a-dia, pessoas de forma proposital, colocam em risco a própria vida e a vida de outras pessoas?
Por que usamos máscara?
As máscaras são usadas por todos. Nós as usamos para nos engrandecer, por vaidade, para ocultar parte das nossas feridas, medos, inseguranças, rejeições, raiva e agressividade.
Algumas vezes nós, na ânsia de ocultar a nossa identidade, criamos personagens que incorporam alguns tipos de máscaras e, quando as tiramos, não conseguimos nos reconhecer.
Nos dias de hoje, as máscaras não são somente necessárias, são absolutamente úteis.
São tantas as dores sofridas na vida, que nos apegamos a possibilidade de manter a esperança de um futuro melhor aprendendo a transitar entre o humano que éramos, e aquele que hoje sonhamos ser, convivendo com personagens vazios que criamos para sobreviver.
Mascaras são adereços de proteção e sobrevivência.
Quem você realmente é?
Será que você está perdido nas diversas máscaras que criou para os seus personagens?
Faça um teste
Eu desafio você agora a fazer o seguinte teste:
Faça uma lista com 05 (cinco) tipos de personagens que criou, na sua vida, para se proteger e sobreviver.
Agora faça outra lista com 05 (cinco) qualidades e atributos que imagina serem de sua personalidade original.
Compare as duas listas e se você achar que usa ou usou máscaras em excesso e precisa se livrar de algumas delas, procure ajuda.
Lembre-se! Mascaras são apenas máscaras e todos ás usam.
Boa sorte!
Sebastião Souza
Psicoterapeuta de casais e famílias