O Método Sistêmico/Vincular foi criado em 2008, pela Escola Vinculovida e tem como objetivo investigar e compreender as crises emocionais das famílias, casais e indivíduos.
Esse método contribui para que os clientes elaborarem suas questões emocionais não resolvidas no passado e, por vezes, potencializadas no presente e, que podem serem trabalhadas e reconstruídas no futuro.
O Método de Ligação Sistêmica ou Método Sistêmico/Vincular apresenta três etapas distintas:
1- Contextualizador Sócio-Histórico
Esta etapa busca compreender e mapear as experiências de vida (anamnese) do casal, família ou indivíduo, a fim de estudar seu processo histórico de acordo com as fases de transição do ciclo de vida familiar. Durante este período, a tarefa mais relevante para o planejamento psicoterapêutico é a compreensão do padrão estrutural, que é composto pela dinâmica relacional do casal, família ou indivíduo, a aquisição de informações históricas familiares e o genograma.
2- Integrador
Nesta segunda etapa, é necessário assimilar o passado e o presente do paciente, constrangido pelos limites afetivos que vivenciaram na família de origem e que desenvolveram a sintomatologia em questão. Tais experiências são atualizadas e reencontradas no presente e percebidas a partir de padrões emocionais repetitivos. Assim, é realizada uma investigação desses padrões, que são recolocados e reencenados por experiências vividas e não desenvolvidas que foram congeladas no tempo. As tarefas relevantes para o diagnóstico relacional são o levantamento da missão da família, a avaliação de seu papel na família nuclear e a diferenciação da pontuação do Self em relação à família do paciente.
3- Interveneer
Nesse estágio, o psicoterapeuta atua com o paciente e sua família de origem por meio de exercícios, tarefas e rituais, a fim de reconstruir e ressignificar os limites pessoais, criando novos significados para o funcionamento do sistema familiar. Essas atividades fornecem novas informações para o casal, a família e o indivíduo, promovendo o fenômeno da autopoiese.
IMPORTANTE
O Método Sistêmico/Vincular foi publicado como parte de um artigo na revista americana Frontiers com o título “Psicoterapia e Inteligência Artificial: Uma Proposta de Alinhamento” de autoria de Flávio Luis de Mello e Sebastião Alves de Souza.
Você poderá ler a íntegra do artigo clicando AQUI.
Sebastião Souza
Psicoterapeuta de casais e famílias