topo_050

Nascer e renascer: presentes do Criador.
Viver com qualidade é responsabilidade dos homens.

Períodos difíceis em que o nascer e viver são desvalorizados pelas nossas atitudes irresponsáveis frente ao ato eficaz que nos foi concedido pela mãe natureza: a vida.

A mãe natureza mostrou sua eficácia quando deu à luz ao homem semelhante a seu Criador. Por outro lado, nós vivemos essa eficiência sem, ainda, descobrir porque viemos e para onde estamos nos dirigindo.

O Criador, sempre eficaz, apresentou-nos seus resultados ao cumprir seu projeto existencial de doar a vida do seu filho aos homens e de deixar ensinamentos que, se seguidos, poderiam levar todos a uma evolução física, emocional, social e espiritual, propósito que teríamos, como seres humanos, de abraçar.

O homem que tem tentado ser eficiente e não eficaz sempre age ou pensa pelo fim em si mesmo e não como meio para melhorar a qualidade de vida em todas as dimensões, inclusive a do próximo.

Nas festas de fim de ano, alguns homens e mulheres, reunidos em famílias, transformam, por meio de suas alquimias mentais, algumas horas em verdadeiros momentos de alegria, felicidade e solidariedade humanas enquanto seus corações estão endurecidos, inflexíveis, cheios de raivas e rancores. Esses homens e mulheres são eficientes e não eficazes.

A festa do nascimento do filho do Criador é autêntica, genuína, bondosa e, se vivenciada com o “coração limpo”, torna-se eficaz, não só eficiente. Para sermos eficazes diante dos propósitos que o Criador nos deixou e ensinou é preciso estar de corpo e alma presentes e seguir um código de ética individual, ou seja, para cada ato e atitude que praticamos com relação ao nosso próximo deveríamos perguntar se, na verdade, não estamos usando-os para nós mesmos.

Isto porque ser eficaz significa apresentar resultados dos nossos pensamentos e comportamentos que propiciem não só a nossa evolução como ser humano, mas, ao mesmo tempo, sirvam ao desenvolvimento de nosso próximo. Nem sempre é fácil ser eficaz, mas para a mãe natureza ser eficiente não basta.

Amar o próximo da boca para fora é ser eficiente. Amar ao próximo com atitudes e gestos de amor, sem querer transforma-lo, é ser eficaz. Assim foi a doação do Criador, na pessoa de se filho. Ele veio para ser eficaz por meio da prática da “lei do amor”, o que lhe custou à vida, mas nem por isso desistiu do seu propósito de amar a todos nós,  tentando nos transformar em sua imagem e  semelhança.

Neste Natal seja feliz e eficaz, faça e pratique, use o seu coração, porque reunir  sua família para “inglês ver”, pode ter certeza que o resultado esperado não virá, pois você está sendo eficiente e não eficaz.

Em geral a falta de autenticidade nessas datas comemorativas é demonstrada pelo clima familiar em que as pessoas aproveitam  para resgatar situações de mágoas, raivas, rancores, segredos e diversos tipos de conflitos  em um único  dia, em que todos se perdoam entre si, mas não perdoam a si mesmos, por estarem cegos durante tanto tempo, sem perceber que o próximo foi designado pela mãe natureza a ajudar-nos a sermos eficazes na  longa jornada  evolutiva que, com certeza, é impossível  de  ser realizada solitariamente.

O processo de sermos eficazes diante da gratidão, por termos recebido a vida gratuitamente da mãe natureza, envolve aprender que o Criador, quando nos colocou no mundo, à sua imagem e semelhança, foi eficaz. Quem tornou esse fato eficiente fomos nós, porque não sabemos usar com sabedoria o nosso livre arbítrio.

Sempre é tempo de seguir a eficácia do Criador.
Corra atrás, porque Ele está te esperando.
Feliz Natal!
Um Natal eficaz e um viver eficiente
YouTube
Siga-nos por Email